Intercom 2011
ResumoID:DT6-CD.540-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação

A DICOTOMIA AUTORIDADE X DIALOGIA NAS PRATICAS DISCURSIVAS DA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE MATRIZ ANALÍTICA PARA OS DISCURSOS EDUCACIONAIS

Regiane Regina Ribeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ)

Resumo

O artigo analisa as praticas discursivas na escola enfatizando que as interações e conversações se caracterizam por dois tipos de discursos: o dialógico e o de autoridade. Essa distinção entre funções dialógicas e de autoridade já foi discutida por Wertsch (1991) e usada por Mortimer (1998) para analisar o discurso em sala de aula. A metodologia utilizada foi a descritiva de cunho qualitativo realizada através da análise de conteúdo. Segundo Bardin (2002), tal metodologia se configura no desvendamento de significações de diferentes tipos de discursos, baseando-se na inferência ou dedução, mas que, simultaneamente, respeitam critérios específicos propiciadores de dados em estruturas temáticas. Os resultados pretenderão demonstrar importantes descobertas na interface estudada, e contribui com uma nova matriz de análise para olhar e refletir sobre os diversos discursos produzidos na escola.


Palavras-chave:  discurso, comunicação, dialogia, autoridade, escola