IJ: Intercom Júnior - Jornalismo A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DOS TELEJORNAIS DA TV BRASIL Lorena Goretti Carvalho Barroso (Universidade Federal de Juiz de Fora); Teo Salgado Pasquini (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoO presente estudo propõe uma análise dos aspectos imagéticos dos telejornais veiculados pela Rede Brasil, emissora pública de televisão. Para tal, utiliza como base o estudo empírico do Jornal Visual e das duas edições diárias do Repórter Brasil. A investigação faz parte de uma pesquisa realizada do grupo “Telejornalismo, imagem e representação” da UFJF, e pretende relacionar os conceitos de identidade visual às características observadas na produção telejornalística da emissora pública brasileira. Os dados foram obtidos e compilados por meio de observação quantitativa e qualitativa. Textos de Becker (2006) e Gomes (2006) a respeito da qualidade no telejornalismo, de Coutinho (2003) sobre a dramaturgia do telejornalismo, e ainda acerca de programação visual Ohl (1999), oferecem suporte teórico à reflexão. Palavras-chave: Telejornalismo, TV Brasil, Identidade Visual |