Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT1.550-2


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DOS TELEJORNAIS DA TV BRASIL

Lorena Goretti Carvalho Barroso (Universidade Federal de Juiz de Fora); Teo Salgado Pasquini (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O presente estudo propõe uma análise dos aspectos imagéticos dos telejornais veiculados pela Rede Brasil, emissora pública de televisão. Para tal, utiliza como base o estudo empírico do Jornal Visual e das duas edições diárias do Repórter Brasil. A investigação faz parte de uma pesquisa realizada do grupo “Telejornalismo, imagem e representação” da UFJF, e pretende relacionar os conceitos de identidade visual às características observadas na produção telejornalística da emissora pública brasileira. Os dados foram obtidos e compilados por meio de observação quantitativa e qualitativa. Textos de Becker (2006) e Gomes (2006) a respeito da qualidade no telejornalismo, de Coutinho (2003) sobre a dramaturgia do telejornalismo, e ainda acerca de programação visual Ohl (1999), oferecem suporte teórico à reflexão.


Palavras-chave:  Telejornalismo, TV Brasil, Identidade Visual