Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.567-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS SÍMBOLOS AO “MOTORISTA GREGÓRIO”

Iury Parente Aragão (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Esta pesquisa busca verificar o processo de como a água passou a ser símbolo do santo não-canônico Motorista Gregório. O objetivo é compreender como a água está presente no imaginário dos devotos e da mídia, assim como entender a capacidade de os ex-votos transmitirem mensagem. As referências foram variadas para que o processo pudesse ser entendido, sendo fundamentais Luiz Beltrão, Câmara Cascudo, Roland Barthes e Pierre Bourdieu. Como metodologia, foi necessário realizar pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam para a indissociabilidade entre a sede e o santo não-canônico durante toda a história, como também que a garrafa com água como ex-voto é ruidosa em sua comunicação.


Palavras-chave:  Religiosidade, Ex-votos, Mídia, Devotos