Área: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E RELAÇÕES DE GÊNERO: A PRESENÇA DA MULHER NA IMPRENSA EM PERÍODO ELEITORAL
Cláudia Regina Lahni (Universidade Federal de Juiz de Fora); Daniela Auad (Universidade Federal de São Paulo)
ResumoO artigo apresenta pesquisa sobre a presença da mulher em um veículo local da grande imprensa, no período eleitoral. A categoria gênero é central no estudo e parte-se da premissa da Comunicação como Direito e da reflexão sobre o direito à informação. Realizou-se levantamento bibliográfico no qual as fontes foram os anais e as revistas da Intercom e da Compós, entre 2003 e 2010. Vale destacar que o objeto da pesquisa é um conjunto de matérias sobre eleições, em 2010, no jornal Tribuna de Minas, de Juiz de Fora (MG), o principal periódico da cidade. Ao analisar a mulher em matérias jornalísticas, pretende-se contribuir para construção de conhecimento interdisciplinar, no qual o acúmulo teórico se dá a partir da interface de áreas, conceitos e categorias tais como comunicação, política, igualdade, cidadania e relações de gênero. Palavras-chave: mídia local, política, relações de gênero, igualdade, cidadania |