Intercom 2011
ResumoID:DT2-PP.696-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Propaganda Política

TÃO PERTO E TÃO DISTANTE: A COMUNICAÇÃO POLÍTICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE ATRAVÉS DAS PLACAS DE OBRAS

Sérgio Roberto Trein (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

O objetivo desta pesquisa é o de compreender a estrutura das mensagens verbais e visuais das placas de obras e de que forma uma administração pública municipal utiliza este tipo de publicidade como um instrumento de comunicação política e persuasiva. O estudo foi aplicado junto à Prefeitura de Porto Alegre, em especial, em relação às placas de obras do Projeto Integrado Socioambiental (PISA), programa de maior investimento da atual gestão municipal. A partir de um corpus formado por três placas de obras do PISA, procuramos interpretar as tipologias visuais encontradas nas publicidades, com base nos estudos de Georges Pèninou, e a estrutura linguageira das mensagens, conforme a proposta de Análise de Discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau.


Palavras-chave:  comunicação política, cidades, placas de obra, política, persuasão