IJ: Intercom Júnior - Jornalismo DOS TRENDING TOPICS PARA AS BANCAS: UM ESTUDO DO CASO “CALA BOCA GALVAO” NO TWITTER E NA CAPA DA REVISTA VEJA Gabriela da Silva Pereira (Universidade Estadual de Londrina)
ResumoEsse artigo tem por objetivo analisar de que maneira o Twitter, rede de microblogging que alcançou grande popularidade no Brasil em 2010, vem pautando os meios de comunicação de massa do Brasil. O trabalho pretende, portanto, comprovar que não são apenas os meios de comunicação que pautam os temas discutidos nos 140 caracteres do microblogging, mas sim, que esse ciclo de informação se inverteu. Inversão esta que pode ser explicada por meio da hipótese do Agenda-setting, que nesse caso, é utilizada ao contrário (de receptor para emissor). Exemplificaremos o trabalho, a partir de uma
analise de caso do episódio que, por influência do microblogging Twitter, ficou conhecido como Cala Boca Galvão, fomentando uma ampla cobertura dos meios de
comunicação. Palavras-chave: Twitter, ciberespaço, Cibercultura, Jornalismo, Agenda- setting |