Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT3.744-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

MEMÓRIA INSTITUCIONAL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO ENCARTE DA AFUBRA (ASSOCIAÇÃO DOS FUMICULTORES DO BRASIL) 55 ANOS VEICULADO NO JORNAL GAZETA DO SUL

Elisio Rodrigues de Freitas (Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo

Este trabalho parte da intenção de entender como um jornal resgata a memória institucional de uma empresa através de um encarte e se o mesmo pode ser denominado ou não um produto de memória. Para isso, foi realizado um estudo através da técnica de pesquisa bibliográfica, e assim determinar alguns conceitos de comunicação organizacional, memória institucional, produto de memória, propaganda corporativa e mídia como lugar de memória. Após, foi realizado um estudo de caso com base no encarte comemorativo, onde se pode constatar que o mesmo por si só, não pode ser denominado como um produto de memória. Entretanto, também se constatou que os anúncios publicitários contidos dentro do encarte, podem ser indícios de uma situação totalmente nova dentro do conceito de comunicação organizacional e memória institucional.


Palavras-chave:  Memória institucional, AFUBRA, Jornal Gazeta do Sul, produto de memória, mídia como lugar de memória