Intercom 2011
ResumoID:DT1-JI.754-1


Área: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

O COMUNICACIONAL NA CAPA DO JORNAL POPULARESCO: UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE LEITURA.

Ricardo Duarte Gomes da Silva (Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

No cenário de desafios de sobrevivência dos veículos impressos na atualidade, este artigo tenta apresentar a existência do comunicacional constituído na capa dos jornais impressos popularescos. A partir das experiências empíricas desenvolvidas em pesquisas sobre os jornais Super Notícias/MG e Meia Hora de Notícias/RJ, produzimos uma reflexão sobre a experiência de leitura da capa do jornal tablóide. Indícios nas capas apresentam sintomas dessa tentativa de formação de um espaço de conversação dos sujeitos em/na comunicação, que organizam sentidos nessa experiência. A vinculação da realidade com o subjetivo, da forma com o sentido, constituem o mundo social das pessoas, seus engajamentos, sua mobilidade, suas atividades organizantes, desenhando a função expressiva e constitutiva do comunicacional na capa do jornal.


Palavras-chave:  Jornalismo Impresso, Capas de Tablóide, Pragmática da Comunicação, Desafios do Impresso