Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas JOGANDO VIDEOGAME COM MCLUHAN:OS JOGOS ELETRÔNICOS E AS NOVAS MIDIAS Hyldegardes Cavalcanti Castilho de Magalhães Mello (Universidade Católica de Brasília); Cosette Espíndola de Castro (Universidade Católica de Brasilia)
ResumoOs jogos eletrônicos sejam eles em computadores ou consoles, transportam para as novas mídias digitais a experiência em interatividade e imersão. Imprescindíveis para a vida emocional o aspecto lúdico é desde os tempos antigos uma forma de extravasar as tensões do dia-a-dia. Brincar ajuda as crianças aprenderem melhor e os adultos manterem equilíbrio emocional. Servem ainda com um instrumento de denúncia através do game ativismo, onde jogos utilizam o lúdico para denunciar procedimentos incorretos ou ensinar como ser participativo, ético ou se preocupar com o meio ambiente. Essas características transformam esse meio de comunicação um dos mais atrativos das mídias digitais. Palavras-chave: Jogos eletrônicos, interatividade, mídias digitais, videogames |