Intercom 2011
ResumoID:DT5-CD.758-1


Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

JOGANDO VIDEOGAME COM MCLUHAN:OS JOGOS ELETRÔNICOS E AS NOVAS MIDIAS

Hyldegardes Cavalcanti Castilho de Magalhães Mello (Universidade Católica de Brasília); Cosette Espíndola de Castro (Universidade Católica de Brasilia)

Resumo

Os jogos eletrônicos sejam eles em computadores ou consoles, transportam para as novas mídias digitais a experiência em interatividade e imersão. Imprescindíveis para a vida emocional o aspecto lúdico é desde os tempos antigos uma forma de extravasar as tensões do dia-a-dia. Brincar ajuda as crianças aprenderem melhor e os adultos manterem equilíbrio emocional. Servem ainda com um instrumento de denúncia através do game ativismo, onde jogos utilizam o lúdico para denunciar procedimentos incorretos ou ensinar como ser participativo, ético ou se preocupar com o meio ambiente. Essas características transformam esse meio de comunicação um dos mais atrativos das mídias digitais.


Palavras-chave:  Jogos eletrônicos, interatividade, mídias digitais, videogames