Intercom 2011
ResumoID:DT7-MC.768-1


Área: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

ESTADO DO CONHECIMENTO EM COMUNICAÇÃO. DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI

Maria Cristina Gobbi (Universidade Estadual Paulista); Juliana Cristina Gobbi Betti (Universidade Estadual Paulista); Francisco de Assis Guedes (Universidade Metodista de São Paulo); Cecília Soares de Paiva (Universidade Estadual Paulista); Faiga Toffolo (Universidade de Sorocaba); Rose Mara Vidal de Souza (Universidade Metodista de São Paulo); Cristiane dos Santos Parnaíba (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

O processo de identificação coletiva de um campo do conhecimento caminha ao lado do fenômeno de autoconhecimento e este por sua vez deve obedecer a diferentes fronteiras identificáveis. Por outro lado, não se pode falar em desenvolvimento da comunicação brasileira tendo por base somente à dependência político-social ou mesmo o processo de globalização. Faz-se necessário discutir os cenários específicos do campo e incluí-lo dentro de um espaço-temporal, sem perder de vista os atores dessa difusão e as instituições que contribuíram para o desenvolvimento e disseminação da cultura comunicacional no País. especialmente na última década. Assim, revisar o “estado da arte” - como propõe o projeto “Panorama da Comunicação no Brasil”, do IPEA, que foi desenvolvido por esse grupo de pesquisadores - é revelar um número grande dessas conjunturas. É esse panorama que objetivamos traçar.


Palavras-chave:  IPEA, Campo da Comunicação, América Latina, Comunicação, Perfis