Intercom 2011
ResumoID:DT8-EP.770-1


Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

RADIODIFUSÃO, CABODIFUSÃO E INTERNET: OS CANAIS DA TV UNIVERSITÁRIA E SUAS DIFERENÇAS

Valério Cruz Brittos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); João Martins Ladeira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Carine Felkl Prevedello (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Jéssica Mariah Grohmann Finger (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

O objetivo deste artigo reside em discutir as alternativas adotadas pelas televisões universitárias (TVUs) brasileiras para difusão de conteúdo. O acesso ao público e as soluções institucionais adotadas em três momentos distintos serão o problema a tratar. Encara-se o período em que predominam a radiodifusão, a cabodifusão e a transmissão pela internet como portadores de diferentes oportunidades para os envolvidos organizarem suas ações. A competição com canais comerciais, e todas as dificuldades envolvidas, aparecem como traço do primeiro momento. As possibilidades de ampliação da presença, mas restrição em relação à amplitude do público, são as marcas da Lei do Cabo. As oportunidades oferecidas pela difusão através da internet parecem, de um lado, radicalizar as possibilidades da fase da multiplicidade da oferta e, de outro, reduzir as exigências de profissionalismo.


Palavras-chave:  TV Universitária, Cabodifusão, Radiodifusão, Internet