Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação DESENHO ANIMADO, TV E YOUTUBE: REFLEXÕES SOBRE EDUCOMUNICAÇÃO E LINGUAGENS Ademilde Silveira Sartori (Universidade do Estado de Santa Catarina); Kamila Regina de Souza (UDESC)
ResumoO momento que vivemos apresenta um desenvolvimento tecnológico que amplia as possibilidades de comunicação e informação, o telefone, a televisão e o computador alteram a forma de viver e aprender. Por esta “invasão” das linguagens multimídias no cotidiano de nossos alunos é que pretendemos indagar sobre os aspectos envolvidos na recepção televisiva de desenhos animados e na publicação de vídeos no YouTube com propósito de gerar processos de análises e discussão sobre uso das NTIC e como estão se integrando em nossas escolas, transcendendo a mera utilização para a elaboração de trabalhos práticos, para constituir-se em dispositivos sócio-técnico-culturais para construção do conhecimento, para a compreensão da sociedade em que vivemos e como inserir-se nela de modo crítico e criativo. Palavras-chave: Linguagem multimídia, Dispositivo de Comunicação, Educomunicação |