Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação IDENTIDADE TEÓRICA DOS ESTUDOS EM POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO, NO ÂMBITO DA INTERCOM Juçara Gorski Brittes (Universidade Federal de Ouro Preto); Bruna Silveira Martins de Oliveira (Universidade Federal de Ouro Preto)
ResumoRealiza um mapeamento das comunicações apresentadas de 2000 a 2010, pelo Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação, aos congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Identifica as principais características dos papers, tais como objetos e temas eleitos; informações sobre os participantes, suas regiões de origem e instituições às quais se vinculam. Estes dados são necessários para que o GP seja capaz de propor projetos de pesquisa conjuntos, condição essencial para seu fortalecimento enquanto núcleo de estímulo para a geração e compartilhamento de conhecimentos. Enseja-se, também, incentivar a continuidade do levantamento histórico da produção do GP, estendendo a análise para a data de sua fundação (1992), identificando seus alinhamentos teóricos e metodológicos, assim como o perfil dos pesquisadores envolvidos. Palavras-chave: políticas de comunicação, estratégias de comunicação, intercom, Estudos sobre Políticas de Comunicação |