Intercom 2011
ResumoID:DT1-TE.821-1


Área: DT 1 – GP Telejornalismo

A UTILIZAÇÃO DO GINGA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE INTERATIVIDADE NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO

Valquíria Aparecida Passos Kneipp (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Sonia Regina Soares da Cunha (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Este artigo trata de um estudo de caso a respeito da experiência realizada pela TV Integração, afiliada da Rede Globo em Uberlândia (MG) e pela TV Bandeirantes, com o middlware Ginga, nas edições locais do MGTV (Minas Gerais TV) e no Jornal da Band, como ferramenta de interatividade. O objetivo foi conhecer e acompanhar a implantação de uma nova perspectiva de participação para o telespectador. Partiu-se do questionamento a respeito de como pode se dar a interatividade no telejornalismo? Por que o telejornalismo vem em busca de proximidade com o telespectador? Contribuíram para este trabalho alguns conceitos e teorias a respeito da interatividade midiática. Foi possível considerar que a interatividade no telejornalismo é um fenômeno contemporâneo, que ainda precisa ser melhor adaptado ao telespectador brasileiro para poder ser efetivado.


Palavras-chave:  Interatividade, Ginga, MGTV, Jornal da Band