Área: DT 6 – GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: OS REFLEXOS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA Dalira Lúcia Cunha Maradei Carneiro (Universidade Federal de Uberlândia); Silvia Martins (Universidade Federal de Uberlândia)
ResumoEsse artigo discute o reflexo da divulgação científica realizada pelo Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2009, e seu impacto na III Semana da Física promovida em abril de 2010. Faz uma análise das atividades da Semana na cidade de Uberlândia e das expectativas criadas no público formado por estudantes e professores do ensino médio. Discute-se também o impacto do evento na formação dos estudantes de licenciatura em Física que tiveram que lidar com diversos públicos, levando-os a criar estratégias diferenciadas para apresentar os conteúdos e conceitos de Física. Chama a atenção ainda para a importância da divulgação científica para o ensino de Física, que além de despertar o interesse pela área, contribui com o estímulo à cultura da democratização do conhecimento. Palavras-chave: Divulgação Científica, Semana Nacional de C&T, Museu de Ciências, Ensino de Física |