Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.871-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

CONTO DE FADAS CINDERELA E THE ROYAL WEDDING: OS TEXTOS INTERPELAM OS SUJEITOS

Danielle Cândido da Silva Nascimento (Centro Universitário Cesmac)

Resumo

Qual a sensação do internauta ao se deparar com imagens de tempos distintos (conto de fadas Cinderela e o acontecimento The Royal Wedding) dispostas sob uma óptica comparativa? Barthes chama esse efeito de naturalização, quando os elementos conectados tratam os espectadores como sujeitos que farão uma leitura além do significado identificável no mundo, e sim fundamentada nas possibilidades de significação, por meio da conotação. A partir desses efeitos, a publicidade utiliza-se de histórias de conhecimento comum (o conto de fadas) para vender produtos/serviços a partir da intertextualidade com ideias já conhecidas e sonhadas pelo consumidor.


Palavras-chave:  Conto de fadas Cinderela, The Royal Wedding, naturalização, intertextualidade, publicidade