Intercom 2011
ResumoID:DT8-PC.897-1


DT8: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO NO GOVERNO LULA (2003-2010):AVANÇOS E RETROCESSOS RUMO À DEMOCRATIZAÇÃO DO SETOR

Paulo Fernando Liedtke (Universidade Federal de Sanra Catarina)

Resumo

O artigo apresenta os principais eixos programáticos para a comunicação formulados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas exitosas campanhas presidenciais, confrontando as principais políticas públicas praticadas pelo Ministério das Comunicações. Analisando as ações voltadas para a democratização da comunicação, resgatando-se os elementos norteadores colocados em prática pelo Governo, apontando avanços e retrocessos em relação ao comprometimento histórico do PT com o setor. Confrontando informações veiculadas nos documentos programáticos das campanhas presidenciais com ações praticadas pelo governo no campo da comunicação, a pesquisa contribui com um apanhado histórico e documental para demarcar o significado político da atuação do presidente Lula na comunicação social.


Palavras-chave:  políticas de comunicação, democratização da comunicação, governo Lula