Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.989-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: AS PRÁTICAS E A MENSAGEM PUBLICITÁRIA

Kleber Nogueira Carrilho (UMESP)

Resumo

Recentemente, as mensagens sobre sustentabilidade e responsabilidade socioambiental se tornaram muito presentes na publicidade brasileira. Várias marcas e produtos passaram a incluir em suas mensagens a preocupação com questões como o meio ambiente, o consumo responsável e a preocupação social. Porém, nem sempre as mensagens se refletem nas práticas das empresas. O objetivo deste artigo é apresentar uma tipologia das empresas e das suas relações com as práticas sustentáveis, a partir da presença dos temas nas campanhas publicitárias. Com isso, as categorias campanhas de oportunidade, produtos conceituais e empresas militantes são apresentadas como uma possível classificação para estudos posteriores sobre o tema.


Palavras-chave:  sustentabilidade, responsabilidade socioambienta, publicidade, mensagem publicitária