Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT7.1005-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

COMUNICAÇÃO E CONHECIMENTO TRADICIONAL NO SETOR DE ERVAS DO VER-O-PESO

Vanessa Brasil de Carvalho (Universidade Federal do Pará)

Resumo

Este artigo busca entender qual o papel da comunicação entre os feirantes do Setor de Ervas do Mercado do Ver-o-Peso, localizado em Belém do Pará, na transmissão e sobrevivência do saber tradicional desses feirantes ao longo dos anos. Aqui são apresentadas algumas das caracteristicas dessa comunicação, levando em consideração as especificdades do local e de seus atores. Além disso, aqui também é apresentado brevemente a relação dos erveiros com os clientes e a influência da mídia (jornais/ televisões/ rádio) no setor, mostrando as principais carcaterísticas e funções da comunicação no local.


Palavras-chave:  Comunicação, Amazônia, Ver-o-Peso, Tradição, Modernidade