IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação A SUCESSÃO ESTADUAL NOS JORNAIS DIÁRIOS DE TERESINA: DISCURSOS E CAMPANHAS NAS CAPAS E CHAMADAS DOS JORNAIS TERESINENSES NOS DIAS 01 A 08 DE ABRIL DE 2010 Elinara Soares Barros de Sousa (Universidade Federal do Piauí)
ResumoO presente artigo tem como objetivo identificar as estratégias de produção de sentidos na sucessão estadual ao governo do Piauí nas eleições de 2010. Para tanto, realizou-se análise de discursos nas capas e chamadas dos jornais O Dia, Meio Norte e Diário do Povo que circularam no período de 1º a 8 de abril. Esta pesquisa está dividida em: estudos de análise de discursos, comunicação e política, contextualização da semana pesquisada, principais candidatos, jornais teresinenses e análise comparativa. Percebeu-se que cada jornal se apresenta de forma bem específica para seu leitor, buscando se firmar a partir do seu contrato de leitura. Palavras-chave: Análise de Discursos, Jornais, Eleições, Comunicação, Piauí |