Intercom 2011
ResumoID:DT1-JI.1014-1


Área: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

BATON NA PRIMEIRA PÁGINA: A VITÓRIA DE DILMA ROUSSEFF NOTICIADA PELOS JORNAIS IMPRESSOS BRASILEIROS

Elza Aparecida de Oliveira Filha (Universidade Positivo); Lennita Oliveira Ruggi (Universidade Federal do Paraná)

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa acerca das manchetes jornalísticas noticiando a vitória de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2010. Utilizando aporte das teorias feministas, o planejamento gráfico e a construção do discurso são objetos de análise que possibilitam refletir sobre a mobilização de estereótipos de gênero para divulgar a eleição da "primeira mulher" à chefia do executivo. A pesquisa abarca duas dezenas dos principais jornais diários brasileiros, das várias regiões do país. Conjunto heterogêneo de representações - que num dos extremos inclui uma assinatura de baton de Dilma -, algumas características compartilhadas pelas coberturas permitem acessar a linha editorial hegemônica utilizada pelos jornais nacionais para publicizar o resultado das eleições.


Palavras-chave:  Jornalismo impresso, Feminismo, Cobertura eleitoral, Primeiras páginas