Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.1017-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

PUBLICIDADE E A TERCEIRA IDADE: UMA ANÁLISE DA IMAGEM DO IDOSO NOS ANÚNCIOS DE MÍDIA IMPRESSA.

Marco Antonio Cirillo (Universidade metodista de São Paulo)

Resumo

A participação do idoso na economia brasileira vem se destacando, pois grande parcela da população brasileira atual está nessa faixa de idade avançada, portanto seu poder de compra tem incentivado a comunicação de diversos produtos e serviços desenvolvidos especialmente para atingir esse público. O contato com os meios de comunicação atrai o idoso para o consumo de bens e serviços, o que nos leva a refletir sobre a imagem que os anúncios de mídia impressa querem construir para seus leitores, por entre a criação de imagens que a publicidade produz como sinônimo de bem-estar, alegria e felicidade. Diante deste cenário, pretende-se neste artigo, através da estratégia metodológica constituída pela análise do discurso identificar qual a imagem retratada pelos idosos e a sua relação com o texto nos anúncios publicados nas revistas Época e Veja.


Palavras-chave:  imagem, idoso, publicidade, análise do discurso