Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem PUBLICIDADE E A TERCEIRA IDADE:
UMA ANÁLISE DA IMAGEM DO IDOSO NOS ANÚNCIOS DE MÍDIA IMPRESSA.
Marco Antonio Cirillo (Universidade metodista de São Paulo)
ResumoA participação do idoso na economia brasileira vem se destacando, pois grande parcela da população brasileira atual está nessa faixa de idade avançada, portanto seu poder de compra tem incentivado a comunicação de diversos produtos e serviços desenvolvidos especialmente para atingir esse público. O contato com os meios de comunicação atrai o idoso para o consumo de bens e serviços, o que nos leva a refletir sobre a imagem que os anúncios de mídia impressa querem construir para seus leitores, por entre a criação de imagens que a publicidade produz como sinônimo de bem-estar, alegria e felicidade. Diante deste cenário, pretende-se neste artigo, através da estratégia metodológica constituída pela análise do discurso identificar qual a imagem retratada pelos idosos e a sua relação com o texto nos anúncios publicados nas revistas Época e Veja. Palavras-chave: imagem, idoso, publicidade, análise do discurso |