Intercom 2011
ResumoID:DT7-CC.1020-1


Área: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

GÊNERO, PODER E RESISTÊNCIA: A AÇÃO DAS MULHERES NOS OBSERVATÓRIOS DE MÍDIA

Ana Maria da Conceição Veloso (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo

Diante da problemática da participação feminina nas indústrias culturais, são cada vez mais importantes as investigações com aportes teórico-metodológicos da Economia Política da Comunicação, principalmente no tocante à análise acerca das forças sociais, imersas em relações de poder, que impulsionam os movimentos de resistência. Na tentativa de analisar a participação das mulheres nos observatórios de mídia em vários países do mundo, o artigo recorre às produções de autores/as como Janeth Wasko (2006), Vincent Mosco (1996), Ellen Riordan (2004) e Michèlle Mattelart (1982). Como conclusões, o texto aponta que a participação feminina, de modo organizado nesse campo, pode fortalecer a ação dos movimentos que lutam pela democratização da comunicação e favorecer a ascensão das mulheres ao status de sujeito político no setor.


Palavras-chave:  Direito à Comunicação, Resistência, Observatórios de Mídia, Gênero, Economia Política Feminista