Intercom 2011
ResumoID:DT5-CD.1048-1


Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

AS MUITAS VOZES DO CONSUMIDOR CONTEMPORÂNEO ECOAM NA ÁGORA VIRTUAL.

Jefferson Bassetto (Universidade Metodista de São Paulo); Daniel Galindo (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Este trabalho aponta a significativa mudança no comportamento do consumidor contemporâneo, evidenciando o seu crescente empoderamento e ativa participação no contra fluxo do discurso persuasivo oferecido pelas Instituições/emissoras. Pois é na ágora virtual, ou no espaço proporcionado pelas redes sociais na internet, que esse consumidor valendo-se dos fluxos multidirecionais de comunicação exerce o seu direito de contestar ou de sinalizar publicamente os seus descontentamentos, frustrações e opiniões. Essa proposta possibilita contrapor a imagem idealizada pelas organizações e as imagens reais construídas através das múltiplas manifestações na rede, geradas pelos consumidores/emissores, cuja visibilidade, transparência e credibilidade associada ao poder de expressão e distribuição de conteúdos vêm alterando definitivamente as relações de trocas na sociedade contemporânea.


Palavras-chave:  Redes Sociais, Cidadania digital, Consumidor contemporâneo