Intercom 2011
ResumoID:DT5-CI.1050-1


Área: DT 5 - GP Cibercultura

ESTRATÉGIAS MULTIMÍDIA DE INCENTIVO À LEITURA: ESTUDO DO CASO DOM CASMURRO

Fátima Cristina Régis Martins de Oliveir (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); Raquel Timponi Pereira Rodrigues (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO); Julio Altieri Monteiro (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar estratégias baseadas em recursos multimidiáticos que promovam o hábito da leitura e o prazer com a cultura letrada. O texto está dividido em quatro partes. A primeira aborda causas do fracasso escolar, especificamente no que se refere à leitura. A segunda apresenta o conceito de cognição “ampliada” a qual propõe que, para operar a mente conta com o corpo, objetos técnicos e interações com o meio. A parte seguinte, apresenta estratégias multimidiáticas que podem incentivar o gosto pela cultura letrada. Por fim, faz-se uma análise sobre o caso da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, que tem sido divulgada em produtos e suportes (mashup de livros, seriados de TV, audiolivro, livroclip, Youtube, games), os quais exploram múltiplas sensorialidades, linguagens e formas de narrativa, com o objetivo de atrair os jovens para a leitura da obra original.


Palavras-chave:  Educação, Cognição, Leitura, Multimeios, Dom Casmurro