Intercom 2011
ResumoID:DT5-CD.1052-1


Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

DE FLAUBERT A MOMBOJÓ: DISTRIBUIÇÃO MUSICAL NA INTERNET E AUTONOMIA NO CAMPO ARTÍSTICO

Melina Aparecida dos Santos Silva (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Ao lançar obras inteiras para download no ciberespaço, utilizando licenças alternativas como Creative Commons ou sob copyleft, músicos independentes rompem com o mercado fonográfico, apresentando uma modificação no campo musical. O artigo pretende analisar práticas de produção e distribuição musical descentralizadas, que desafiam os padrões comerciais da indústria fonográfica, como as realizadas por Bnegão, Mombojó, Radiohead e Nine Inch Nails no lançamento de seus álbuns na internet. Para isso, primeiramente, debatemos as ideias de Pierre Bourdieu sobre autonomia no campo artístico e mercado de bens simbólicos. Depois, discutiremos os modelos de distribuição citados, relacionando-os ao uso das tecnologias digitais na produção musical independente.


Palavras-chave:  Distribuição musical, internet, autonomia, músicos independentes