IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual INVENÇÕES DO SERTÃO NO NOVO CINEMA NORDESTINO: DESTERRITORIALIZAÇÕES E POLÍTICAS DOS DESEJOS EM O CÉU DE SUELY E DESERTO FELIZ Érico Oliveira de Araújo Lima (Universidade Federal do Ceará)
ResumoO Novo Cinema Nordestino constitui-se num recorte que fazemos aqui de uma produção cinematográfica recente, posterior ao período da retomada do cinema brasileiro. Neste artigo, O Céu de Suely (Karim Aïnouz, 2006) e Deserto Feliz (Paulo Caldas, 2007) são nossos intercessores para pensar como se dá a produção de territórios, de desejos e de afetos nas imagens formuladas por esse novo cinema. Fazemos composições com o pensamento por imagens de outros realizadores contemporâneos e também inserimos os filmes na história para propor relações com filmes de outros momentos do cinema. Nossa preocupação é analisar como as imagens das obras estudadas têm a potência de inventar um Sertão nordestino pelo que emana da experiência estética, das intensidades e das vibrações do visível e do sensível. Palavras-chave: cinema, Sertão, utopia, migração, desejo |