Intercom 2011
ResumoID:DT6-CD.1076-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação

A INSERÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA NO MOODLE: REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NUM AMBIENTE VIRTUAL ACADÊMICO

Sílvia Porto Meirelles Leite (Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

O artigo analisa a inserção de alunos de Engenharia em uma disciplina a distância realizada no Moodle. Com isso, busca-se refletir acerca da participação nos AVAs, principalemnete no que concerne ao preenchimento do perfil e à troca de mensagens. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com alunos de quatro cursos de Engenharia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a fim de analisar a apropriação desse ambiente por parte dos alunos e as práticas decorrentes de suas experiências na Internet. Destaca-se que esses graduandos são de uma geração que cresceu com acesso aos recursos computacionais e à Internet, de modo que domimam as possibilidades de comunicação em espaços virtuais. Entretanto, a partir dessa análise, propõe-se uma reflexão sobre a participação deles em um espaço virtual de cunho acadêmico.


Palavras-chave:  ambiente virtual de aprendizag, ambiente acadêmico, alunos de graduação