Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação A INSERÇÃO DE ALUNOS DE ENGENHARIA NO MOODLE: REFLEXÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO NUM AMBIENTE VIRTUAL ACADÊMICO Sílvia Porto Meirelles Leite (Universidade Federal de Pelotas)
ResumoO artigo analisa a inserção de alunos de Engenharia em uma disciplina a distância realizada no Moodle. Com isso, busca-se refletir acerca da participação nos AVAs, principalemnete no que concerne ao preenchimento do perfil e à troca de mensagens. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com alunos de quatro cursos de Engenharia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a fim de analisar a apropriação desse ambiente por parte dos alunos e as práticas decorrentes de suas experiências na Internet. Destaca-se que esses graduandos são de uma geração que cresceu com acesso aos recursos computacionais e à Internet, de modo que domimam as possibilidades de comunicação em espaços virtuais. Entretanto, a partir dessa análise, propõe-se uma reflexão sobre a participação deles em um espaço virtual de cunho acadêmico. Palavras-chave: ambiente virtual de aprendizag, ambiente acadêmico, alunos de graduação |