Intercom 2011
ResumoID:DT8-EP.1082-1


Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

ORGANIZAÇÃO DOS MERCADOS DE CULTURA E PRODUÇÃO DE MÚSICA NO SÉCULO XXI: DOS TEXTOS CLÁSSICOS A APONTAMENTOS PARA FUTURAS PESQUISAS

Leonardo Gabriel de Marchi (Centro Universitário Fundação Oswaldo Aranha)

Resumo

Ao longo dos últimos anos, um conjunto de inovações técnicas e culturais acarreta uma transformação estrutural do mercado de música, em particular da indústria fonográfica. Esse processo levanta questões sobre como na nova organização do mercado de música há espaço para a inovação musical e diversidade cultural. Neste artigo, revisitam-se os principais trabalhos dedicados a esse tema, sublinhando suas abordagens teóricas e metodológicas, para comparar sua viabilidade ou não em uma indústria de fonogramas que se articula em torno de redes de agentes produtores e distribuidores. O objetivo do texto não é propor alguma nova metodologia de pesquisa, mas sim (a) retomar as contribuições existentes nesses estudos e (b) avaliar sua aplicabilidade ou não ao novo contexto da indústria fonográfica.


Palavras-chave:  Organização dos mercados de cu, indústria fonográfica, inovação musical, diversidade cultural