IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia AGRESSIVIDADE PERFORMÁTICA: REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS, ALTERIDADES SOCIAIS E BATALHAS DE MMORPGS Daniela Cristina Costa Privado (Centro Universitário do Maranhão); Thales Henrique Nunes Pimenta (Universidade Veiga de Almeida)
ResumoUsuários de RPGs do ciberespaço, ainda que se caracterizem pelo uso de seus personagens, efetuam atuações sociais que compõem suas ciberidentidades. A alteridade social que, em cibersociedades, define discursos separatistas é um fenômeno meramente autóctone ou um fato predeterminado por realidades sociais de internautas que a fundam no ciberespaço? Se o comportamento das cibercomunidades de jogos eletrônicos advém das representações coletivas que antecedem o ingresso de indivíduos em seu interior, as vivências coletivas de webgames podem ser atuações sociais e, em consequência, ter um valor para a empiria? Por meio da presente pesquisa empiricista, apresenta-se um estudo quantitativo e qualitativo de Tibia, que é um jogo cujas alteridades sociais parecem estar ligadas à identidade que os poloneses e mexicanos atribuem, por meio de representações midiáticas, à população brasileira. Palavras-chave: alteridades sociais, MMORPGs, representações midiáticas |