Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.1118-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

MANGÁ: MODERNA TRADIÇÃO DA COMUNICAÇÃO POR IMAGENS

Taís Marie Ueta (Universidade Federal de Mato Grosso); Yuji Gushiken (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

O mangá (quadrinhos japoneses) é um dos produtos da cultura pop japonesa mais difundidos e consumidos entre jovens e adultos, particularmente ao final do século XX, para além das fronteiras japonesas. Neste artigo, narra-se a trajetória do mangá para atingir o status de fenômeno global. Em seguida, pontua-se a caracterização visual do mangá, que evoca uma já histórica dimensão imagética dos processos comunicacionais na cultura japonesa, o que inclui a tradição da escrita. Também é abordada a hipótese de como o sucesso dos quadrinhos japoneses tem relações diretas com a demanda por imagens característica da contemporaneidade. O artigo é escrito na perspectiva teórica da comunicação como ciência da cultura.


Palavras-chave:  Comunicação, mangá, quadrinhos japoneses, imagens, contemporaneidade