IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação O FIEL E O MERCADO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE DAS LÓGICAS MIDIÁTICAS E DE CONSUMO DAS IGREJAS UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E INTERNACIONAL DA GRAÇA DE DEUS Francieli Jordão Fantoni (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoO artigo é resultado da última etapa de investigação da pesquisa “Lógica do consumo e igrejas neopentecostais: um estudo das estratégias de enunciação dos seus produtos midiáticos”. A análise centra-se nas lógicas de consumo de produtos midiáticos e religiosos pelos fiéis da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) e Universal do Reino de Deus (IURD). Na pesquisa, realizou-se um estudo de recepção, por meio de entrevistas e formulários, para entender como ocorre a apropriação dos produtos pelos fiéis. Nota-se que as Igrejas utilizam dispositivos midiáticos para garantir o contato com os fiéis e promover o mercado religioso. A midiatização da religião, o marketing religioso e a Teologia da Prosperidade ampliam o consumo, dando forma a uma identidade religiosa e garantindo o sentimento de pertença. Palavras-chave: midiatização, produtos religiosos, consumo, mercado religioso |