Intercom 2011
ResumoID:DT7-CR.1145-1


Área: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

NOVAS MÍDIAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL: A WEB 2.0 COMO CANAL DE INTERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO PARA COMUNIDADES DE CONTEXTO POPULAR

Adriana do Amaral Freire (Instituto Superior de Economia e Administração)

Resumo

O texto estuda os usos das mídias sociais e da web 2.0 por comunidades de contexto popular, para saber se esses novos meios possuem potencial para influenciar o desenvolvimento local. Para realizar essa análise, foram selecionados como amostra os blogs das comunidades recifenses: Ilha de Deus e Caranguejo Tabaiares. Dois questionamentos emergem em uma avaliação preliminar: um relacionado ao compromisso com a regularidade do conteúdo e outro ligado ao engajamento da população do local. A pesquisa demonstrou que esses grupos utilizam os espaços virtuais para revelar a sua realidade; para promover a sua cultura; para abordar assuntos como a política ambiental e os esportes; dentre outros temas do seu interesse e que podem influenciar o processo de desenvolvimento do local.


Palavras-chave:  mídias sociais, web 2.0, desenvolvimento local, Ilha de Deus, Caranguejo Tabaiares