IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia CONSUMO, JOGOS E IDENTIDADE EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS: REPRESENTAÇÕES E APROPRIAÇÕES DO DINHEIRO E DO E-COMMERCE NO APLICATIVO FARMVILLE Amanda Cainelli Gebara (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Vander Casaqui (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
ResumoEste trabalho contempla a pesquisa que tem por temática o consumo, a identidade e o e-commerce desenvolvidos e sustentados dentro do ambiente virtual de redes sociais. De forma específica, trataremos do aplicativo FarmVille da rede social digital Facebook, de suas apropriações e significados, no presente contexto, em torno das práticas de consumo e da construção da identidade do sujeito da sociedade contemporânea. O objetivo da pesquisa é analisar as relações do sujeito estabelecidas com e através do jogo. Para tanto, analisaremos as formas de consumo dentro do FarmVille e suas respectivas representações e sentidos, por meio do método de entrevista em profundidade com usuários do jogo. Palavras-chave: Comunicação, Redes Sociais, Jogos Virtuais, Consumo, Identidade |