Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT6.1208-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

O HIPERTEXTO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA SEGUNDO A TEORIA DIALÓGICA DE MIKHAIL BAKHTIN

Ailim Oliveira Braz Silva (Universidade Católica de Brasília)

Resumo

O presente trabalho discorre sobre a importância do hipertexto como estratégia pedagógica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, destacando possíveis relações entre o hipertexto e o ensino de Geografia. Partindo da definição do termo “hipertexto”, procede-se um resgate histórico no intuito de apresentar a origem, a utilização e o desenvolvimento da ideia de hipertexto, focando, a seguir, na definição bakhtiniana. Ao ampliar o conceito de hipertexto, relacionando-o às práticas educativas, e definindo-o como um evento comunicacional, este autor favoreceu “a elaboração e assunção de uma concepção pedagógica sócio-culturalista”.


Palavras-chave:  Hipertexto, Educação, Tecnologias, Dialogismo, Geografia