IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda REFLEXOS NO ESPELHO DO CAPITALISMO: O CARÁTER NARCISISTA DO CONSUMO
EMOLDURADO PELA PERSUASÃO DO DISCURSO PUBLICITÁRIO Luana Ellen de Sales Inocencio (Instituto de Educação Superior da Paraíba)
ResumoA publicidade é uma importante ferramenta de comunicação e impulsionadora de vendas, que teoricamente entra em cena para informar as características do produto, ressaltando-as de forma a promover a sua compra. No entanto, cada vez de forma mais visível, a persuasão torna tênue a linha que a separa da irracionalidade no momento da compra. Assim, a relevância deste trabalho justifica-se devido a análise das funções do discurso publicitário e suas conseqüências sociológicas e mercadológicas, buscando entender até que ponto ele é responsável por incutir nos indivíduos o consumismo, relacionando-o ao narcisismo, analisando de que forma este influencia na decisão de compra, bem como entender, através da psicanálise, as questões psicológicas que definem o nível de suscetibilidade do consumidor à mensagem recebida. Palavras-chave: discurso publicitário, persuasão, narcisismo, consumo |