IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda O CONSUMO E A PUBLICIDADE DE ALIMENTOS NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS Fárida Monireh Rabuske Kuntz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
ResumoEste trabalho apresenta uma pesquisa-ação com a proposta de difundir conhecimento sobre publicidade e consumo de “alimentos”, através de materiais impressos e eventos dirigidos ao público-alvo composto por 25 crianças. Temas como publicidade, consumo e marketing são discutidos teoricamente. A metodologia da pesquisa envolve várias etapas (identificação das demandas de informações, aproximação e exploração do conteúdo, desenvolvimento dos materiais, viabilização da impressão, ação de lançamento junto ao público e avaliação da eficiência comunicativa) e diferentes técnicas qualitativas de coleta e análise de dados. Como resultado, a discussão sobre o consumo e a publicidade de alimentos é colocada em pauta entre as crianças, no ambiente escolar e junto de sua família, através de estratégias de comunicação. Palavras-chave: publicidade, consumo, alimentos, crianças |