Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação TV MULTIMÍDIA NA SALA DE AULA: APROXIMAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO Luis Otávio Dias (Universidade Federal do Paraná); Rosa Maria Cardoso Dalla Costa (Universidade Federal do Paraná)
ResumoO artigo explora os desafios que envolvem a metodologia de uma pesquisa empírica, desde o estudo exploratório, definição do campo, dos critérios, até as técnicas de coleta de dados. Apresenta análise de trabalho em andamento no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a ótica do objeto TV Multimídia. Nesta fase do trabalho, é possível esboçar dados de uma abordagem qualitativa, ao analisar a apropriação a qual os professores de Curitiba fazem da TV Multimídia em sala. Sob orientação da Prof.ª Dr.ª Rosa M. C. Dalla Costa, a pesquisa discorre sobre as interrelações entre cultura, escola e ensino. Algumas das referências consultadas são Geneviève Jacquinot-Delaunay, Rosa Maria Bueno Fischer, Dominique Wolton, Ismar de Oliveira Soares, Adilson Citelli e Maria Isabel Orofino. Palavras-chave: tv multimídia, escola, tecnologias;, educomunicação |