Intercom 2011
ResumoID:DT1-TJ.1227-1


Área: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DOS “FATOS” PELA MÍDIA: UM ESTUDO ENUNCIATIVO SOBRE O PAC (PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO) DE LULA

Rafaela Queiroz Ferreira Cordeiro (Universidade Federal de Pernambuco); José Ricardo Rodrigues de Mello Filho (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo

Este artigo pretende discutir a construção discursiva dos “fatos” pela mídia, pois os acontecimentos não são dados a priori: o jornalista, antes de “divulgar” um evento, opera recortes, convoca vozes, enquadra-as em seus textos, retoma discursos em circulação, etc., representando-o, enfim, para o público a partir de uma imagem/verdade (aparentemente) incontestável. Assim, baseando-nos na teoria enunciativa de Bakhtin (1993) e Bakhtin/Voloshinov (2006), nos trabalhos sobre mídia desenvolvidos por Lage (2006a) e Neveu (2006), entre outros teóricos, apresentamos como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foi construído discursivamente pela Folha de S. Paulo (SP) e pelo Jornal do Commercio (PE), um dia depois do anúncio oficial do programa pelo ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva.


Palavras-chave:  discurso jornalístico, "fato", PAC, mídia