Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.1259-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

ESTRATÉGIAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS EM NÍVEL DISCURSIVO UTILIZADAS PELA PETROBRAS NO BLOG CORPORATIVO FATOS & DADOS

Elisangela Lasta (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Este artigo discute três estratégias de Relações Públicas: via de mão dupla, política de portas abertas e casa de vidro (SIMÕES, 1987; 1995), evidenciadas em nível discursivo pela Petrobras no blog corporativo Fatos & Dados. O blog é aqui entendido como mídia, ou seja, como uma ambiência com estrutura de códigos próprios acoplada a um dispositivo técnico (SODRÉ, 2009) um espaço de práticas comunicativas institucionais digitais (BARICHELLO, 2008). Como metodologia para o estudo, optou-se pela análise de conteúdo (BARDIN, 1977) dos posts referentes ao mês de junho de 2009.


Palavras-chave:  estratégias de Relações Públic, blog corporativo, mídia digital, Petrobras