Intercom 2011
ResumoID:DT2-PP.1279-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Propaganda Política

A DECISÃO ELEITORAL NA ERA DAS REDES SOCIAIS: A PERSPECTIVA DA LÓGICA SOCIAL DO VOTO

Patricia Gonçalves da Conceição Rossini (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA); Paulo Roberto Figueira Leal (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA)

Resumo

As campanhas eleitorais contemporâneas têm apostado nas redes sociais da Internet como canal alternativo para veiculação de informações políticas. Isso promove a inserção dos atores políticos em ambientes relacionais não-hierárquicos e modifica a experiência de campanha, dando visibilidade a ideias e opiniões políticas que emergem das interações sociais virtuais. A proposta do artigo é discutir as relações entre as redes sociais da web e os processos de decisão eleitoral, com base nas hipóteses da teoria social do voto.


Palavras-chave:  Redes Sociais, Comportamento Eleitoral, Campanha Política