Intercom 2011
ResumoID:DT1-HJ.1285-1


Área: DT 1 - GP História do Jornalismo

ANÁLISE DA HISTÓRIA CULTURAL DA IMPRENSA DE MARIALVA BARBOSA

Hérica Lene Oliveira Brito (Universidade Federal do Espírito Santo); Francisca Selidonha (Centro Universitário Vila Velha)

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a obra “História Cultural da Imprensa Brasil – 1800-1900” (2010), de autoria da pesquisadora Marialva Barbosa, na perspectiva do método científico de estudos indiciários, criado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg com base na obra “Mitos, emblemas e sinais” (2009), na qual o historiador apresenta o paradigma do saber indiciário, inspirado em Sigmund Freud, Sherlock Holmes, o crítico de arte Morelli e muitos outros. Pretendemos apresentar as marcas indiciaristas da obra de Marialva Barbosa, de relevância para o ensino da História da Imprensa Brasileira e, ao mesmo tempo, apresentar a pesquisa indiciária como proposta científica nos estudos da comunicação, pela proximidade de campo.


Palavras-chave:  Comunicação, História da Imprensa, História Cultural, Indiciarismo, Memória