Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.1289-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

SUSTENTABILIDADE? TÁ NA MODA, NÉ? UM ESTUDO SOBRE O DISCURSO SUSTENTÁVEL DE UMA COMPANHIA DE ENERGIA ELÉTRICA.

Fabiane da Silva Verissimo (Universidade Federal de Santa Maria); Fernanda Sagrilo Andres (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias discursivas e comunicativas adotadas pelas empresas ao abordar o conceito da sustentabilidade em suas campanhas publicitárias. Para tanto, foi construído um marco conceitual da sustentabilidade para embasar o estudo analítico, na perspectiva da semiótica discursiva, da última campanha publicitária da Eletrobras veiculada em 2011 em rede nacional que tem como foco a sustentabilidade. Desta forma, observa-se que o conceito é trabalhado na campanha não apenas na perspectiva ambiental, como também social, econômica e cultural corroborando com o discurso institucional que reforça outras políticas e práticas da organização.


Palavras-chave:  comunicação, estratégias, discurso, sustentabilidade