Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT3.1308-1


IJ: Intercom Júnior - Relações Públicas e Comunicação Organizacional

O USO DOS BLOGS COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: A ANÁLISE DO BLOG FATOS E DADOS

Débora Alves da Costa (Universidade do Estado do rio de Janeiro)

Resumo

Os blogs potencializam a troca de experiências e a colaboração para a construção do conhecimento entre os indivíduos, sem necessidade de aprendizado técnico avançado para sua manutenção. As organizações estão se inserindo nas mídias sociais para aprofundar seu relacionamento com os públicos de interesse e acompanhar as novas tendências comunicacionais, e a opção pela utilização dos blogs corporativos é crescente. O estudo analisa como está sendo praticada a interação entre instituições e seus consumidores, utilizando o blog Fatos e Dados como referência para estudo de caso. Através do estudo realizado, percebe-se que as empresas estão utilizando cada vez mais as mídias sociais, porém em muitos casos sem uma visão estratégica. É preciso que os profissionais que trabalharão com a gestão dessas novas mídias estejam qualificados para desempenhar as funções requeridas nesse novo contexto.


Palavras-chave:  blog, blog corporativo, mídias sociais