IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais O USO DA PUBLICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO: REFLEXÕES À LUZ DA EDUCOMUNICAÇÃO Carolina Prestes Yirula (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
ResumoNeste artigo discute-se a possibilidade e eventuais benefícios de se trazer linguagens da mídia para a sala de aula. O estudo baseia-se na lógica da Educomunicação e tem como principal objeto a publicidade. O objetivo proposto foi compreender se existe pertinência dialógica entre a produção publicitária e a sua inserção na prática pedagógica. Sob um olhar que vislumbra o lado cultural e simbólico da publicidade, notou-se que ela pode ser considerada um objeto pedagógico, que pertence ao currículo cultural e por isso assume papel fundamental na construção de valores, conduta e opiniões do agente social. A partir desse ponto de vista, torna-se desejável que se empreenda diálogos entre essa produção e a escola, espaço institucionalizado do saber, que tem entre seus deveres auxiliar na construção do cidadão. Palavras-chave: Educomunicação, Publicidade, Escola, Currículo Cultural |