IJ: Intercom Júnior - Jornalismo A ELEIÇÃO DE DILMA ROUSSEFF NAS CARTAS DE LEITOR DAS REVISTAS CARTACAPITAL, VEJA E ÉPOCA. Juliane Maria de Menezes (Universidade Federal de Pernambuco)
ResumoCom o objetivo de analisar o comportamento da mídia em relação a um fato histórico e inédito como foi a eleição da primeira mulher à presidência do Brasil , Dilma Rousseff fez-se um recorte entre três revistas de circulação nacional. Delas foi possível compreender marcas lingüísticas e estratégias textuais que, em boa parte dos casos, transmitem a ideologia das empresas midiáticas analisadas. O gênero textual escolhido foi a Carta do Leitor – um espaço destinado a opiniões, dúvidas, sugestões, críticas e outros comentários pelos consumidores das revistas. Para a o trabalho foram utilizados como embasamento teórico concepções de análise do discurso por Dominique Maingueneau, o fenômeno de preservação das faces e a análise crítica do discurso por Norman Fairclough. Foi observado como cada empresa jornalística usa as questões políticas para selecionar as suas cartas. Palavras-chave: Política, Discurso, Cartas do leitor, Dilma Rousseff, Revistas |