Área: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas CONTRIBUIÇÃO DO MUNDO VIRTUAL PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA Suzana Guedes Cardoso (Universidade de Brasília)
ResumoEste artigo reflete sobre a interação entre a pedagogia da aprendizagem colaborativa em mundos virtuais em três dimensões. Apresenta-se o potencial das redes sociais em três dimensões, em particular, o Second Life, como instrumento enriquecedor do processo de aquisição de conhecimento no ambiente educacional. Esta tecnologia, se aplicada ao universo da educação, permitirá a operacionalização mais ricas das principais variáveis que integram a proposta da aprendizagem colaborativa tais como, o entendimento dos conceitos dentro do processo em que os alunos interagem e participam da sua compreensão e os reconstrói a partir de um consenso entre o grupo. O Second Life é uma plataforma que permite exatamente a formação dos grupos, o diálogo, a interação, o respeito ao potencial diferencial de cada aluno e a participação destes juntamente com o professor na interação horizontal e colaborativa. Palavras-chave: aprendizagem colaborativa, Second Life, Educação, Comunicação, interação |