Intercom 2011
ResumoID:DT8-TC.1397-1


Área: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

OBAMA IN RIO – A REAL COVERAGE?: COMO OS SITES DA FOLHA DE S. PAULO E DO NY TIMES AGENDARAM E ENQUADRARAM A VISITA DE BARACK OBAMA AO BRASIL

Thiago Ribeiro Rocha (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

Em março de 2011 o presidente mais pop da história dos Estados Unidos fez a sua primeira viagem à América do Sul e escolheu o Brasil como primeiro (e principal) destino. Dada a oportunidade, a mídia brasileira, naturalmente, aproveitou o evento para fazer uma ampla (e espalhafatosa) cobertura. A partir desta hipótese, este artigo propõe uma articulação teórico-metodológica entre os conceitos de framing e agenda-setting para analisar como os sites dos jornais New York Times e Folha de S. Paulo agendaram/enquadraram a visita e comparar as duas coberturas. O resultado foi um hiperagendamento e uma forte tendência ao enquadramento com base no interesse humano por parte do veículo brasileiro e uma cobertura bem mais tímida e relativamente mais crítica por parte do jornal norteamericano.


Palavras-chave:  Obama no Brasil, Framing, Agenda-setting, NY Times, Folha de S. Paulo