Intercom 2011
ResumoID:DT8-CT.1409-1


Área: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

RIO 2016: A PROPAGANDA INSTITUCIONAL PARABENIZA A SEDE DOS JOGOS OLÍMPICOS

Ronaldo Mendes Neves (Universidade Federal do Rio Grando do Norte); Marillia Graziela Oliveira da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Em outubro de 2009, a cidade do Rio de Janeiro foi eleita sede de 2016 dos Jogos Olímpicos, um dos maiores eventos esportivos internacionais. Após o anúncio oficial da cidade vencedora, várias empresas e organizações buscaram espaço publicitário no jornal O Globo para parabenizar a capital, através de propagandas institucionais amparadas no marketing turístico. Projetar-se em um veículo de grande circulação é de fundamental importância para gerar uma boa imagem e confirmar a credibilidade da mídia impressa na transmissão de mensagens institucionais. Dessa maneira, a intenção do artigo é apresentar as marcas que felicitaram a cidade do Rio de Janeiro, por meio de mensagens institucionais publicadas no jornal O Globo nas edições dos dias 03 e 04 de outubro de 2009.


Palavras-chave:  Propaganda Institucional, O Globo, Rio 2016, Marketing Turístico