Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem CARPE DIEM: PUBLICIDADE, PROMESSA DE PARAÍSO TERRESTRE* Goiamérico Felício Carneiro dos Santos (UFGO)
ResumoNa sociedade midiatizada a publicidade encontra um locus privilegiado para que as suas enunciações discursivas, sob a inspiração de Proteu, se disseminem, afetando os campos sociais, modulando as suas práticas e as suas interações. Assim, nessa ambiência, com sua capacidade protéica e proteiforme, a publicidade se estrutura em novas zonas de pregnâncias, estabelecendo interações com os diversos campos (políticos, econômicos, culturais, dentre outros), provocando transformações de suas práticas discursivas ao mesmo tempo em que neles se mimetiza, pactuando novos vínculos, novas afetividades, novas cognições. Nesse novo sistema social, a publicidade cria realidades, afasta de si verdades (Luhmann, 2005) e potencializa o consumo sob o primado do Carpe diem. Palavras-chave: Crise política-econômica, Sociedade midiatizada, Carpe diem, Narrativa, Consumo |